sábado, 7 de setembro de 2013

A Massoterapia é a arte mais antiga de tratamento através das mãos

Arte: eSPAço SAM Massoterapia
Sendo um método não invasivo e totalmente natural foi negligenciado por vários anos, chegando a ser colocado a margem da medicina. Sempre foi vista como um recurso, arte, técnica ou ferramenta e após 1960 vem sendo reconhecido como ciência, chamada de ciência de manipulação corporal, exatamente após as confirmações dos seus efeitos. 

MASSOTERAPIA - A palavra Massoterapia é composta por um radical latino, Masso, que significa massagem e deriva do latim massa. O termo terapia vem do grego therapia, que significa tratamento. Portanto, Massoterapia é o tratamento realizado através da massagem ou Terapia manipulativa e ainda, terapia por Massagem. Massoterapia – Masso – Amassar/pressionar/fricção, Terapia – Tratar, cuidar.
 

MASSOTERAPEUTA - Profissional que utiliza de técnicas manuais para prevenção, avaliação e cuidados de saúde. Possui formação em nível técnico no Brasil, habilitado para prevenção, avaliação, orientação, bem-estar e cuidados nos distúrbios estruturais em tecido mole ou cinético (somáticos) em nível integral. Portanto, massoterapeuta ou terapeuta de manipulação em tecidos mole atua como orientador e reeducador da saúde corporal.
 

Identidade Terapêutica - Massoterapia pode ser compreendida por um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos manuais naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que tem como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuindo para promoção do bem estar, saúde e da melhor qualidade de vida. Possui benefícios específicos que vão desde a melhoria circulatória até ao controle de estresse. A Massoterapia se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. Seu objetivo primordial é prevenir doenças e promover a saúde. Contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas, auxiliando no combate de dores, tensões, desequilíbrios, estresse e disfunções em geral. Tal profissional é destinado ao trabalho do sistema mioarticular e/ou sistema miofascio articular.
 

Campo propedêutico – Atualmente a massoterapia possui escopo técnico separado dos diversos métodos manuais existentes. As técnicas utilizadas por este profissional são: Cinesiologia aplicada, massagem ocidental, massagem oriental, técnicas de alongamento, métodos de avaliação manuais, Drenagem linfática, Crioterapia, Termoterapia, recursos terapêuticos naturais, manipulação articular passiva dentre outras. A filosofia de atuação do profissional é naturopata e não alopata,seguindo as modificações na Europa.
 

Formação – Desde 2008 o profissional de massoterapia possui formação técnica com carga horária mínima de 1.200 horas existe o interesse para criação de faculdades. Sendo um agente de saúde no Brasil, existem duas propostas de formação sendo elas: Formação em bem-estar e outra com formação em saúde. Tais linhas de formação diferenciam na grade de formação dos formandos.
 

As áreas de atuação são: Clinicas, hospitais, spas, academias e etc. Subdivisões da profissão: O massoterapeuta pode atuar como Terapeuta corporal, massoprevencionista, massoterapeuta de imagem corporal, massoterapeuta desportivo e massoterapeuta ambulatorial e clinico.
 

As ações e benefícios da massoterapia ou terapia por massagem já estão comprovados, as tecnologias de ponta desta profissão vem ganhando espaço no Brasil, sendo uma terapia totalmente natural e não invasiva auxilia na prevenção e cuidados de sua saúde por menor custo.
 

Massoterapeutas de mãos dadas pela unificação da classe.
 

Massoterapia Clínica – “Um novo conceito em saúde”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ads Inside Post