terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quer melhorar seu rendimento? Então aposte na massagem desportiva!

Diferente da massagem para relaxamento, a massagem desportiva é indicada, basicamente, para preparar e recuperar a musculatura dos praticantes de exercícios físicos e esportistas. Ela é realizada de forma mais rápida e vigorosa, focando nos grupos musculares mais exigidos na prática esportiva e em possíveis queixas do atleta. Para cada fase do treinamento ou da competição, a massagem desportiva terá objetivos distintos:
- Pré-treino/competição: estimular a musculatura para o exercício através do aquecimento gerado pelas manobras, prevenindo lesões.
- Intercompetição (atletas): manter a temperatura corporal aquecida e a atividade cardiovascular, no intuito de auxiliar a musculatura na manutenção do exercício.
- Pós-treino/competição: eliminar os resíduos metabólicos para diminuir a dor e os nódulos de tensão.
- Tratamento de lesões: remover o excesso de fluido do tecido, estimular a circulação para a recuperação mais rápida, diminuir aderências e manter a flexibilidade. Nesse momento, poderá ser utilizada a criomassagem.
- Pós-viagem (atletas que necessitam se deslocar para outras cidades para competições): diminui a sensação de rigidez, melhora a dor, sobretudo nas costas, coluna cervical, ombros e diminui o edema em MMII, pelo incremento da circulação venosa e linfática.
- Massagem desportiva não-específica (período sem competição): promover relaxamento e aumentar a sensação de bem-estar geral e monitorar as condições musculares do atleta.
Uma vez que a massagem desportiva auxilia no aumento da circulação e do fluxo de nutrientes, na extensibilidade do tecido conjuntivo, nos movimentos articulares e na diminuição dos espasmos musculares e da dor, os riscos de lesão consequentemente diminuem. Dessa forma, a função muscular mais prontamente restabelecida confere ao atleta ou esportista maior bem-estar físico e psicológico, impactando diretamente na sua confiança e performance, além de maior longevidade na prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ads Inside Post